A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inicia, a partir desta sexta-feira (28), em Guarapuava, um novo ciclo dos Fóruns Regionais da Indústria. Entre os meses de março e julho, serão realizados oito encontros, que vão reunir empresários e lideranças de todas as regiões. O objetivo dessa nova mobilização é reforçar a importância do setor industrial, retomar os debates sobre os caminhos para o desenvolvimento do segmento e avançar na estruturação de uma proposta de política industrial para todo o estado. Em Ponta Grossa, o evento acontece dia 27 de junho.
“Em 2024, com a primeira rodada dos Fóruns, a Fiep colocou em pauta a importância da indústria para o desenvolvimento do estado, das regiões e dos municípios, levantando ainda a opinião dos empresários sobre os principais desafios para o crescimento do setor”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
No ano passado, mais de 1,8 mil lideranças participaram dos oito Fóruns. Com base nas percepções repassadas por elas, foram realizadas, no segundo semestre do ano, 24 oficinas temáticas em todas as regionais para aprofundar os debates sobre as três áreas consideradas prioritárias: infraestrutura; empregabilidade e produtividade; e energia. Esses encontros específicos contaram com a participação de mais de 1 mil pessoas.
“Agora, neste segundo ciclo dos Fóruns Regionais, vamos apresentar os resultados obtidos com essas oficinas, as ações já em andamento para aprimorar essas temáticas e os próximos passos do processo de construção de uma proposta de política industrial. Tudo com foco no propósito da Fiep de transformar o Paraná no melhor lugar para a indústria no país”, acrescenta Vasconcelos.
DESDOBRAMENTOS - Entre as iniciativas que serão destacadas nesta segunda rodada dos Fóruns Regionais está a nova versão do estudo que elenca os projetos prioritários para o estado na área de infraestrutura. Agora com foco no horizonte 2040, o Plano Estadual de Logística em Transportes Integrado do Paraná (PELTi-2040)