Quais são os prós e os contras sobre a evolução da Inteligência Artificial?
Fonte: mundodomarketing.com.br / Publicado em: 10/04/2023 / Por Ian Cândido
Sérgio Fernandes, CEO da CopyBase, elencou, defendeu e explicou as vantagens e as desvantagens da rápida democratização do uso de IA’s generativas
Desde o seu lançamento, em novembro de 2022, o Chat GPT assumiu o posto de ferramenta do momento no arsenal de aplicações sustentadas pela Inteligência Artificial. Não é difícil explicar este sucesso: atualmente, a ferramenta da OpenAI se apresenta como recurso indispensável – para não dizer obrigatório – para profissionais que prezam pela agilidade nos serviços digitais.
De fato, a lista de profissões afetadas pelo Chat GPT é vasta, e elenca profissionais como social media, gestores de tráfego, designers e, mais significativamente, redatores e copywriters, que passaram a delegar à ferramenta a função de co-criadora para agilizar o tempo gasto com cada produção. De olho nesse potencial mercadológico, gigantes do universo digital, como Microsoft, Google e Meta, injetam bilhões de dólares na criação e no desenvolvimento de IA’s generativas.
Em função dos investimentos bilionários, as inteligências artificiais têm se tornado cada vez mais responsivas, abrangentes e capazes de compreender lógicas comunicacionais humanas – um avanço poderoso em um curto espaço de tempo, que assusta a alguns e empolga a outros. Pensando nisso, o Clube Mundo do Marketing conversou com Sérgio Fernandes, CEO & Co-founder da CopyBase, para entender os potenciais benefícios e desvantagens da aceleração evolutiva da IA.
Os prós
Capaz de navegar em um infinito universo de possibilidades, o Chat GPT oferece respostas e soluções pertinentes a qualquer tema proposto à IA. Por isso, é preciso garimpar os benefícios a fim de determinar quais são os mais eficientes atualmente.
Liderando o ranking de eficiência e relevância, está o benefício da produtividade. Perguntado sobre como poderia ser aplicada ao Marketing, a ferramenta da OpenAI destacou sua própria capacidade para a geração de conteúdo em larga escala e interagir com o público nas redes sociais, duas ações que podem contribuir para o gerenciamento eficaz do tempo. “Hoje, se não utilizamos a IA para fazer coisas que são relativamente repetitivas na nossa rotina, perdemos muito tempo”, ressalta Fernandes.
O segundo benefício está ligado à contribuição da IA para o aprendizado. Estejam cursando o ensino fundamental, médio ou a faculdade, alunos de todas as idades podem utilizar o Chat GPT para tornar o processo de aprendizagem mais fácil e direto. A vantagem se estende também aos profissionais que desejam assimilar novas habilidades. “A época da escola teria sido muito mais simples se pudéssemos pegar um assunto maçante e pedir ao GPT para que ele explicasse o tema de forma direta. O aprendizado seria mais simples e dinâmico”, defende.
Ainda no campo do aprendizado profissional, o terceiro benefício diz respeito à programação. “Atualmente, a IA é capaz de escrever linguagens de programação. Então, durante a construção de um software, podemos ir ao Chat GPT e pedir para que crie, por exemplo, o código para uma calculadora de IMC. Depois disso, basta dar Ctrl c + Ctrl v e fazer o upload da linha no programa”, conclui o CEO.
Os contras
Levantados e discutidos em inúmeros debates acerca do tema inteligência artificial, os potenciais danos do Chat GPT ainda assustam a muitos. No mês passado, o governo italiano baniu a ferramenta do país sob a alegação de possíveis ameaças à privacidade. A ação não é infundada: afinal, embora ofereça um mundo de respostas, o Chat GPT levanta uma quantidade igualmente grande de dúvidas – o que é natural, considerando a ainda curta existência pública da ferramenta.
Levantados e discutidos em inúmeros debates acerca do tema inteligência artificial, os potenciais danos do Chat GPT ainda assustam a muitos. No mês passado, o governo italiano baniu a ferramenta do país sob a alegação de possíveis ameaças à privacidade. A ação não é infundada: afinal, embora ofereça um mundo de respostas, o Chat GPT levanta uma quantidade igualmente grande de dúvidas – o que é natural, considerando a ainda curta existência pública da ferramenta.
Neste panorama, elencam-se potenciais problemas que devem ser resolvidos em prol da segurança dos usuários de Inteligência Artificial. Um deles diz respeito à possibilidade de enviesar a programação da IA, de modo a estimular respostas que tendem a privilegiar lados específicos que poderão ser expandidos pela subjetividade humana. “Se alguém treina a máquina para dizer que a ditadura militar foi incrível e ajudou muito o país, crianças nascidas na era da IA poderão acreditar nisso. Isso pode afetar a maneira com que a sociedade constrói a realidade, e por isso, o viés é perigoso”, alerta Fernandes.
Outro ponto de atenção para o desenvolvimento das IA’s generativas é o potencial para a produção e difusão das cada vez mais populares fake news. A função representa riscos caracterizados pela possibilidade de coleta e distorção de informações e dados privados para a manipulação de comportamento em períodos eleitorais. “Quando percebemos o quanto a IA está avançada, somos tomados pelo receio quanto ao poder de manipulação dessas ferramentas. Existem IA’s capazes de simular vozes e construir deep fakes para simular pessoas falando coisas que elas não disseram na realidade”, prossegue.
Finalmente, a atuação das IA’s generativas no campo da educação pode se tornar uma via de mão dupla. Embora sejam capazes de tornar o aprendizado mais direto e dinâmico, as facilidades oferecidas pelas ferramentas podem engatilhar comportamentos displicentes por parte dos alunos – situação que deve levar as instituições de ensino a adaptar a forma de ensinar à nova realidade acadêmica. “Existem cuidados que precisam ser tomados: imagine um médico em formação, que utilize a IA para escrever trabalhos acadêmicos de forma automática. Em 10 anos, este estudante será um profissional – estará ele preparado para exercer suas funções?”, questiona o CEO.
Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Sérgio Fernandes destacou os impactos imediatos da Inteligência Artificial sobre o Marketing e citou outros prós e contras da utilização global das ferramentas de IA generativas. Clique aqui para acessar.
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* Este é um espaço de debate sobre tecnologia. A opinião dos autores não reflete necessariamente o ponto de vista da Sinergia.